Texto Oral com Destino Escrito
Trabalhar
a oralidade na escola não é ensinar o aluno a falar bonito, mas conscientizá-lo
da importância da fala no momento da escrita. Entretanto para os alunos com
necessidades especiais alcançarem um desenvolvimento oral, ele precisa conhecer
diferentes tipos de textos para que assim possam identificar outras formas de
expressão oral. Por isso a escola deve desenvolver situações de aprendizagem
sobre o uso da língua e realizar atividades no uso da língua oral. Com isso possibilita
a reflexão sobre o que falamos e escrevemos.
Pensado
assim, fiz um trabalho de leitura e escrita com a fábula a Lebre e a Tartaruga
onde os alunos desenvolveram a oralidade, visto que a turma é composta de alunos
com Síndrome de Dawn e Deficiência Intelectual. Percebe-se que os mesmos
iniciam a escolaridade com certo domínio de alguma situação de produção oral as
mais cotidianas e simples, eles sabem interpretar, ouvir uma narrativa e contar
algo interessante.
Nessa
perspectiva, desenvolvi uma seqüência didática com leitura e escrita com a
fábula a Lebre e a Tartaruga para trabalhar a leitura e a escrita, com os
alunos. Vale ressaltar que os alunos produziram o TODE texto oral com destino a
escrito. Diante disso confeccionamos um livrão onde tive a orientação de Joilsa
Reis e alguns procedimentos foram necessários para o bom desenvolvimento desse
processo: Permitir que os alunos contassem sua experiência sobre a leitura, respeitar
as diferença entre os alunos, trabalhei com matérias confeccionados sobre os
personagem da fábula, reconto pelos alunos, etc.
Dessa
maneira, garantir e orientei a participação coletiva e individual nas
atividades de maneira que cada um tivesse direito de fazer suas intervenções e
ser ouvido no momento da leitura da fábula pelo colega, fazendo também a
dramatização da mesma. Todos estes procedimentos foram necessários para a concretização
desse livrão. Sendo assim, os autores deste livro convidam você leitor a
apreciar com muito carinho o reconto desta fàbula.
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