segunda-feira, 11 de junho de 2012

Produzido pelos alunos com Síndrome de Down e Deficiência Intelectual









Texto Oral com Destino Escrito

            Trabalhar a oralidade na escola não é ensinar o aluno a falar bonito, mas conscientizá-lo da importância da fala no momento da escrita. Entretanto para os alunos com necessidades especiais alcançarem um desenvolvimento oral, ele precisa conhecer diferentes tipos de textos para que assim possam identificar outras formas de expressão oral. Por isso a escola deve desenvolver situações de aprendizagem sobre o uso da língua e realizar atividades no uso da língua oral. Com isso possibilita a reflexão sobre o que falamos e escrevemos.
            Pensado assim, fiz um trabalho de leitura e escrita com a fábula a Lebre e a Tartaruga onde os alunos desenvolveram a oralidade, visto que a turma é composta de alunos com Síndrome de Dawn e Deficiência Intelectual. Percebe-se que os mesmos iniciam a escolaridade com certo domínio de alguma situação de produção oral as mais cotidianas e simples, eles sabem interpretar, ouvir uma narrativa e contar algo interessante.
            Nessa perspectiva, desenvolvi uma seqüência didática com leitura e escrita com a fábula a Lebre e a Tartaruga para trabalhar a leitura e a escrita, com os alunos. Vale ressaltar que os alunos produziram o TODE texto oral com destino a escrito. Diante disso confeccionamos um livrão onde tive a orientação de Joilsa Reis e alguns procedimentos foram necessários para o bom desenvolvimento desse processo: Permitir que os alunos contassem sua experiência sobre a leitura, respeitar as diferença entre os alunos, trabalhei com matérias confeccionados sobre os personagem da fábula, reconto pelos alunos, etc.
            Dessa maneira, garantir e orientei a participação coletiva e individual nas atividades de maneira que cada um tivesse direito de fazer suas intervenções e ser ouvido no momento da leitura da fábula pelo colega, fazendo também a dramatização da mesma. Todos estes procedimentos foram necessários para a concretização desse livrão. Sendo assim, os autores deste livro convidam você leitor a apreciar com muito carinho o reconto desta fàbula.


Nenhum comentário:

Postar um comentário