segunda-feira, 11 de junho de 2012

Produzido pelos alunos com baixa visão e cegueira










Texto Oral com Destino Escrito
Esta atividade foi muito interessante. Pois é um recurso muito importante para facilitar o processo de aquisição da leitura tátil, cursiva e Braille. Trabalhei com a fábula A Cigarra e a Formiga. Optei por utilizar os personagens da fábula confeccionados em material concreto, para facilitar a manipulação para que os alunos pudessem perceber características, diferenças, formas  e tamanhos.
Pois desejava explorar as informações táteis adquiridas (alunos com cegueira e baixa visão) e as características visuais (alunos videntes) e incentivá-los a interpretar o que estavam vendo, recebendo e organizando mentalmente.
Iniciamos uma roda de conversa sobre as características de cada personagem. Coloquei os personagens organizados sobre uma mesa montei um mini teatro e convidei-os a manipulá-los.
Perguntei que objeto vocês estão segurando? Eles responderam uma formiga, besouro, árvore, folha e um violão. Em seguida contei a história usando mudança de voz para cada personagem. Questionei sobre:
Do que fala a história?
O que fazia a formiga?
A cigarra trabalhava?
O que aconteceu quando o inverno chegou?
Eles pensaram e responderam para minha surpresa uma aluna com baixa visão disse: Pró, a cigarra tem de trabalhar de dia e deixar a noite para tocar violão, assim quando o inverno chegar ela não vai ficar com fome.
Assim fomos levantando as características da historia e comentando-a.
Sobre a orientação da coordenadora Joilsa Maria dos Reis para desenvolvimento da oralidade e com a escrita da turma trabalhamos com o TODE Texto Oral Com Destino Escrita que teve como procedimentos usados:
·         Permitir que os alunos contassem as informações recebidas e compreendidas mentalmente:
·         Respeitar as diferenças entre os alunos:
·         Respeitar a linguagem lingüística;
·         Garantir e orientar a participação oral;
·         Ter comportamento ouvinte;
·         Adquirir comportamento leitor;
·         Ler a fábula e fazer o reconto;
·         Dramatizar a fábula com intervenção de personagem;
·         Produzir texto escrito a partir do reconto;
Em seguida produzimos um livrão com escrita cursiva e Braille e em imagens em relevo. Ao qual convidamos vocês leitores para lerem à fábula (A cigarra e a formiga) produzida pelos nossos alunos videntes e com cegueira.







Nenhum comentário:

Postar um comentário