segunda-feira, 11 de junho de 2012

O Corvo e o Jarro em LIBRAS-Língua Brasileira de Sinais










TEXTO ORAL COM DESTINO ESCRITO

            Com esse trabalho pretendo mostrar os aspectos do processo de construção da escrita por alunos surdos que utilizam a língua de sinais e aluno surdo oralizado.  Utilizei a fábula de Esopo “O Corvo e o Jarro” por ser de fácil compreensão e ter pistas visuais que facilitam o processo de aquisição da leitura imagética e da escrita.
            Vale lembrar que a leitura deve ser umas das principais preocupações no ensino de português como segunda língua para surdos, tendo em vista que constitui uma etapa fundamental para a aprendizagem da escrita. Nesse processo, considerei a importância da LIBRAS – Língua Brasileira de Sinais como um instrumento no ensino do português na modalidade escrita.
            Iniciamos a leitura de imagens, perguntei o que estava acontecendo em cada cena, alguns surdos sinalizavam e outros falavam todos com base nas figuras e assim desenvolvemos o nosso TODE texto oral com destino escrito, comentamos, questionamos e acrescentamos acontecimentos que enriqueceram a produção de texto.
            Escolhi dois educandos um surdo que é oralizado e outro surdo que utiliza a língua de sinais para que registrassem no livrão. No decorrer do processo de aquisição da escrita pelos alunos surdos, o professor incentivou o contato com materiais escritos para que eles sentissem a necessidade de ler e escrever.
            Para conhecer um pouco mais sobre isso, convidamos você a ler e a volver esse livrão em LIBRAS.

Nenhum comentário:

Postar um comentário