APRESENTAÇÃO
Nesta
unidade trabalhamos com a Seqüência Didática da história do Pequeno Príncipe
utilizamos o filme que foi baseado no clássico de Antoine de Saint Exupéry, que
tem quatro episódios e cada professor escolheu um, e a referida história foi contada
e trabalhada de acordo a compreensão e o entendimento de cada turma. Dessa
forma queríamos aumentar o léxico do aluno, desenvolver a oralidade, e que eles
se apropriassem da leitura imagética.
Contudo
utilizamos como base a teoria de Gal’perin, um psicólogo Russo, que estudou os
processos de aprendizagens de crianças com deficiência intelectual. De acordo
com ele o ato mental acontece com a utilização de dois elementos importantes. A
Internalização e a Mediação.
O
princípio da Internalização é uma elaboração do materialismo dialético. Ou
seja, para que o aluno entendesse a história do pequeno príncipe foi necessário
pegar (do filme) cada episódio e desenhar, e a partir desses desenhos cada
professor trabalhou com sua turma e criou estratégias para que o aluno
compreendesse a história.
E
a Mediação foi feita com palavras, com desenhos, com a língua de sinais, na
oralidade, na confecção de materiais tudo isso para proporcionar um
entendimento da historia.
Depois
disso, fomos para o processo de construção do livrão. Seguindo também alguns princípios
da teoria de Gal’perin no processo de ensino e aprendizagem na sala de aula.
1ºPrincipio
MOTIVAÇÃO – o aluno deve ter vontade para aprender.
2ºPrincipio
ENSINO DIALOGAL – o professor deve saber se a mensagem passou para o aluno.
3ºPrincipio
ENSINO DIAGNOSTICO – o professor deve conhecer como o aluno pesa, atua, para
resolver as tarefas na escola.
4ºPrincipio
ADAPTAR – o tempo e os canais da instrução, ou seja, rápido ou mais devagar
conforme aprendizagem do aluno. Foram utilizados também os canais de
comunicação verbal, visual, imagética, pelo tato e pela língua de sinais.
5ºPrincipio
INCENTIVAR a motivação intrínseca do aluno para aprender.
E
por último.
6ºPrincipio
UM RELACIONAMENTO positivo entre professor e aluno.
A
seguir esta o resultado desse trabalho.
Vale
ressaltar que todas as turmas fizeram uma produção oral reconto da história,
que se encontra anexo no livrão.
Agradecemos
aos Professores, aos Alunos a Ronan que desenhou os episódios, ao Psicopedagogo
Padre Francisco por nos dá uma fundamentação teórica e as orientações
necessárias para chegar a esse resultado final.
Nenhum comentário:
Postar um comentário