sexta-feira, 31 de agosto de 2012

Fundamentação Teorica para confeccionar o Livrão sobre a História do Pequeno Príncipe para os alunos com Surdez, Baixa Visão, Cegueira e Deficientes Intelectuais.


APRESENTAÇÃO

Nesta unidade trabalhamos com a Seqüência Didática da história do Pequeno Príncipe utilizamos o filme que foi baseado no clássico de Antoine de Saint Exupéry, que tem quatro episódios e cada professor escolheu um, e a referida história foi contada e trabalhada de acordo a compreensão e o entendimento de cada turma. Dessa forma queríamos aumentar o léxico do aluno, desenvolver a oralidade, e que eles se apropriassem da leitura imagética.
Contudo utilizamos como base a teoria de Gal’perin, um psicólogo Russo, que estudou os processos de aprendizagens de crianças com deficiência intelectual. De acordo com ele o ato mental acontece com a utilização de dois elementos importantes. A Internalização e a Mediação.
O princípio da Internalização é uma elaboração do materialismo dialético. Ou seja, para que o aluno entendesse a história do pequeno príncipe foi necessário pegar (do filme) cada episódio e desenhar, e a partir desses desenhos cada professor trabalhou com sua turma e criou estratégias para que o aluno compreendesse a história.
E a Mediação foi feita com palavras, com desenhos, com a língua de sinais, na oralidade, na confecção de materiais tudo isso para proporcionar um entendimento da historia.
Depois disso, fomos para o processo de construção do livrão. Seguindo também alguns princípios da teoria de Gal’perin no processo de ensino e aprendizagem na sala de aula.
1ºPrincipio MOTIVAÇÃO – o aluno deve ter vontade para aprender.
2ºPrincipio ENSINO DIALOGAL – o professor deve saber se a mensagem passou para o aluno.
3ºPrincipio ENSINO DIAGNOSTICO – o professor deve conhecer como o aluno pesa, atua, para resolver as tarefas na escola.
4ºPrincipio ADAPTAR – o tempo e os canais da instrução, ou seja, rápido ou mais devagar conforme aprendizagem do aluno. Foram utilizados também os canais de comunicação verbal, visual, imagética, pelo tato e pela língua de sinais.
5ºPrincipio INCENTIVAR a motivação intrínseca do aluno para aprender.
E por último.
6ºPrincipio UM RELACIONAMENTO positivo entre professor e aluno.
A seguir esta o resultado desse trabalho.
Vale ressaltar que todas as turmas fizeram uma produção oral reconto da história, que se encontra anexo no livrão.
Agradecemos aos Professores, aos Alunos a Ronan que desenhou os episódios, ao Psicopedagogo Padre Francisco por nos dá uma fundamentação teórica e as orientações necessárias para chegar a esse resultado final.

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