quarta-feira, 1 de junho de 2011

A Campanha suprapartidária pela qualidade da Educação

O município de Tapiramutá faz parte desde 2008 da "Campanha Chapada e Semi-árido pela Qualidade da Educação", com o objetivo de mobilizar a população, os então candidatos a prefeito, vice-prefeito e vereadores em favor de melhorias na educação pública municipal. No referido ano aconteceu um fórum intitulado "Dia E", os participantes escreveram coletivamente um documento com propostas levantas para a educação municipal e os candidatos foram convidados a assinar o documento, comprometendo-se a, uma vez eleitos, lutar pela qualidade da educação municipal, tomando o documento como linha de trabalho. Para alguns prefeitos, o documento síntese equivale a um programa de governo, o que lhes favorece o desenvolvimento do trabalho nesta área. Por fim elegeu-se uma comissão, "Comissão de Avaliação das Ações do Fórum de Educação - CAAFE", com representantes dos diversos segmentos sociais presentes no fórum. Ao prefeito que tomou posse foi entregue um banner com as propostas constantes no documento síntese. E, para o monitoramento de gestão educacional, a comissão, previu encontros em núcleos regionais, avaliando e avalizando o andamento das propostas definidas neste fórum.
O "Dia E" é o único fórum no pais que reúne candidatos de oposição e situação para escutar a população numa união suprapartidária pela qualidade da Educação Pública.
Vale ressaltar, que dentro das propostas do nosso município encontram-se ações voltadas para a educação especial como: interpretes nas escolas onde tem alunos surdos, atendimento aos alunos com necessidades educacionais especiais, cursos de formação para professores que atuam na área da educação especial, etc.
Com assiduidade a CAAFE de Tapiramutá acompanha e monitora a realização das propostas selecionadas e aprovadas no Fóruns do Dia E. Mobiliza os atores educacionais para avaliação e desenvolvimento das propostas para a educação municipal na atual gestão política pública. Tendo dois encontros anuais, por núcleo regional, pois o fórum aconteceu em alguns municípios do estado da Bahia em parceria com o Instituto Chapada de Educação e Pesquisa para discussões entre os membros da comissão acerca da qualidade da educação pública.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário