quinta-feira, 2 de junho de 2011

Despertando o Interesse pela Leitura

O Relato desta atividade tem como ponto de partida a necessidade de despertar a curiosidade e aguçar o interesse pela leitura, bem como desencadear uma nova postura frente a questão da leitura levando os educandos a adquirirem este hábito a fim de se tornarem leitores plenos.Dessa forma o educador por ter dentre os alunos um com necessidade especial, surdo, acrescenta no seu planejamento diário imagens para facilitar a compreenssão do aluno. A cada sexta-feira o professor realiza uma roda de leitura onde cada estudante escolhe um livro e ler para os colegas da classe. Mas, e o aluno surdo? o educador como um bom observador percebeu que o referido estudante tinha vontade de ler, mas devido a sua dificuldade em pronunciar algumas palavras ficava com receio de ler em voz alta, mesmo usando aparelhos auditivos, pois os colegas não o entendiam muito bem.
A educadora como sempre levava novidades para a sala de aula, utilizou em um determinado dia um microfone e isso ajudou não só aos alunos ouvintes, como principalmente a descoberta do aluno surdo em perceber a sua voz, passando dessa maneira a interagir nas rodas de leitura, nos pate-papos com os colegas e melhorando significativamente em todas as atividades propostas pelo professor. Com isso amplia o repertório e a visão de mundo.

quarta-feira, 1 de junho de 2011

OBA

No mês de maio no Centro Educacional São Sebastião no município de Tapiramutá aconteceu uma Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica, os alunos de 5ª a 8ª série participaram desta prova escrita para testar os conhecimentos e concorrer a prêmios e medalhas, tanto para os alunos como para a escola. Na turma da 7ª série destacou-se uma aluna que é surda, pois a mesma ficou na lista dos alunos que tiraram as melhores notas na prova. Nota-se que não existem barreiras para a inclusão e que a deficiência não está na pessoas humano e sim na falta de oportunidade.


A Campanha suprapartidária pela qualidade da Educação

O município de Tapiramutá faz parte desde 2008 da "Campanha Chapada e Semi-árido pela Qualidade da Educação", com o objetivo de mobilizar a população, os então candidatos a prefeito, vice-prefeito e vereadores em favor de melhorias na educação pública municipal. No referido ano aconteceu um fórum intitulado "Dia E", os participantes escreveram coletivamente um documento com propostas levantas para a educação municipal e os candidatos foram convidados a assinar o documento, comprometendo-se a, uma vez eleitos, lutar pela qualidade da educação municipal, tomando o documento como linha de trabalho. Para alguns prefeitos, o documento síntese equivale a um programa de governo, o que lhes favorece o desenvolvimento do trabalho nesta área. Por fim elegeu-se uma comissão, "Comissão de Avaliação das Ações do Fórum de Educação - CAAFE", com representantes dos diversos segmentos sociais presentes no fórum. Ao prefeito que tomou posse foi entregue um banner com as propostas constantes no documento síntese. E, para o monitoramento de gestão educacional, a comissão, previu encontros em núcleos regionais, avaliando e avalizando o andamento das propostas definidas neste fórum.
O "Dia E" é o único fórum no pais que reúne candidatos de oposição e situação para escutar a população numa união suprapartidária pela qualidade da Educação Pública.
Vale ressaltar, que dentro das propostas do nosso município encontram-se ações voltadas para a educação especial como: interpretes nas escolas onde tem alunos surdos, atendimento aos alunos com necessidades educacionais especiais, cursos de formação para professores que atuam na área da educação especial, etc.
Com assiduidade a CAAFE de Tapiramutá acompanha e monitora a realização das propostas selecionadas e aprovadas no Fóruns do Dia E. Mobiliza os atores educacionais para avaliação e desenvolvimento das propostas para a educação municipal na atual gestão política pública. Tendo dois encontros anuais, por núcleo regional, pois o fórum aconteceu em alguns municípios do estado da Bahia em parceria com o Instituto Chapada de Educação e Pesquisa para discussões entre os membros da comissão acerca da qualidade da educação pública.  

Centro de Apoio PODES - Pastoral dos Portadores de Direitos Especiais

É um centro de apoio que atende alunos com necessidades educacionais especiais incluidos na rede regular de ensino.

O objetivo principal do centro é a inclusão da pessoa com deficiência na sociedade, conquistando seus direitos especiais garantidos pela lei, promovendo a participação ativa da pessoa com deficiência na construção de uma sociedade mais justa e solidária.

Gaby

Esse pequeno trecho do filme de Gaby nos faz refletir...Tudo é possível basta uma oportunidade...Uma chance, acreditar e ter amor, pois só o amor é a saida.